Implante de Marcapasso

O que é?

Colocação de pequenos geradores com baterias que estimulam os batimentos cardíacos. Geralmente, é feito um pequeno corte em um ponto abaixo da clavícula.

Quando é indicado?

O marcapasso é indicado geralmente para o tratamento das arritmias em que há a diminuição da frequência cardíaca. Ele mede os batimentos por meio da emissão de estímulos ou impulsos elétricos.

Como funciona?

Depois da constatação da necessidade em realizar tal procedimento, o cirurgião fará o pedido médico, para que este possa ser solicitado ao convênio. As consultas pré-procedimento com o clínico, psicóloga e cirurgião serão agendadas para que todas as orientações possam ser feitas e suas dúvidas esclarecidas.

Não há necessidade de o paciente ficar internado em Unidade de Terapia Intensiva no pós-operatório imediato. Desta forma, ele permanece internado no quarto por, normalmente, 24 horas.

Na alta, o cirurgião orientará com relação aos cuidados pós-procedimento, retorno às atividades e retorno no consultório.

É muito importante que o paciente agende revisão de seu marcapasso uma vez a cada 4 meses ou menos, quando o médico indicar, e que mantenha sempre junto aos seus documentos a carteirinha com informações sobre o marcapasso.

Agendamento

Para mais informações e/ou agendamento ligue no (41) 3013-9217 ou (41) 3013-9215 de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h.