Aortografia e Arteriografia

O que é?

É um exame diagnóstico minimamente invasivo que visualiza a parede das artérias. O procedimento capta imagens dos vasos sanguíneos para verificar a presença de obstruções ou dilatações, principalmente na artéria aorta e seus ramos nas regiões do tórax, do abdômen, dos braços ou das pernas.. 

Quando é indicado?

Este procedimento é utilizado como auxiliar no diagnóstico e avaliação de malformações arteriais, aneurismas ou aterosclerose.

Como funciona?

O exame é realizado em uma sala cirúrgica de hemodinâmica, a mesma onde são realizados cateterismos e angioplastias. Uma punção é realizada na virilha ou no braço e através dela é introduzido um fino cateter, que chega até o local a ser estudado. Através do cateter É injetado contraste e pela radioscopia pode ser constatado o estreitamento ou dilatação da artéria examinada.

Agendamento

Para mais informações e agendamento, ligue: 41.3013-9217 ou 41.3013-9215 de segunda a sexta-feira das  7h30 às 18h00.

Cuidados pós-procedimento

O introdutor é retirado pela equipe médica. A seguir é realizada compressão manual - de 15 a 20 minutos – ou o fechamento por dispositivos hemostáticos.

A seguir é realizado curativo compressivo local. No caso do exame ser realizado pelo braço, será realizado somente fechamento e curativo local. O curativo será checado periodicamente, para averiguar a presença de sangramento local.

O repouso após o cateterismo será realizado na unidade de recuperação, onde o paciente terá suas frequências cardíaca e respiratória, pressão arterial e saturação checadas constantemente por, pelo menos, 2 horas.

O tempo mínimo de repouso absoluto será de 2 a 4 horas.

Após o exame, será realizada administração de soro e líquidos por via oral, para facilitar a retirada do contraste do organismo.

Para a liberação do paciente para sua residência, será obrigatório o acompanhamento de familiar ou responsável.

A necessidade de novos procedimentos, medicações, dieta e atividades diárias serão discutidas antes da alta hospitalar com o médico do paciente e com o cardiologista intervencionista.