Cintilografia do Miocárdio

O que é?

É um exame que avalia o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o coração e a irrigação do músculo cardíaco. Este exame é realizado em duas etapas: repouso e estresse. A fase do estresse pode ser através do exercício físico (na esteira ergométrica) ou farmacológico (através de medicação endovenosa) para pacientes com algum tipo de limitação para caminhar na esteira.

Quando é indicado?

  • Diagnóstico de isquemia miocárdica;
  • Quando o paciente tem um eletrocardiograma em repouso anormal, para determinar se a causa da alteração é doença coronariana;
  • Pacientes com limitação para a prática de exercícios físicos;
  • Avaliação pré-operatória de cirurgias não cardíacas.

Como funciona?

O exame é realizado em duas etapas:

  • 1.ª etapa: Repouso

O primeiro passo é fazer uma punção para acesso venoso no braço do paciente e, por meio deste acesso, injetar um marcador radioativo que irá evidenciar o coração.

Após um intervalo de 40 minutos a 1 hora, é realizada a primeira imagem do coração (imagem de repouso), onde o paciente fica deitado (aproximadamente por 10 minutos) enquanto o aparelho capta as imagens do coração.

Se a imagem tiver a nitidez desejada, o paciente é liberado. Caso contrário, é feita uma nova imagem.

  • 2.ª etapa: Estresse

Nesta etapa é necessário fazer uma punção para acesso venoso (no antebraço ou na mão) e fixar um cateter de silicone para administrar o marcador radioativo no pico do esforço. É feito um preparo do tórax (em homens algumas vezes é necessário depilação) para aderir os eletrodos que monitoram os batimentos e realizam eletrocardiograma contínuo.

EsteiraApós escolher o programa de caminhada mais adequado ao paciente, o exercício é iniciado, com aumento gradual da intensidade da caminhada até o nível de esforço máximo que cada paciente consegue (em pessoas ativas, pode-se chegar até o nível de corrida). Injeta-se o marcador radioativo do coração. Após seis minutos de recuperação (descanso), o paciente é orientado a ingerir dois copos de água e é encaminhado à sala de imagens, onde o aparelho irá captar as imagens de estresse.

Farmacológico –O estresse farmacológico é realizado com o paciente deitado, sendo monitorada a pressão arterial e os batimentos cardíacos continuamente. O medicamento é administrado pela veia durante 4 minutos e no momento de ação máxima do fármaco é injetado o marcador radioativo para realizar a imagem após o estresse farmacológico.

Devido à circulação do medicamento por outros órgãos, após o estresse farmacológico, é necessário um intervalo mínimo de 40 minutos, onde o paciente é orientado a alimentar-se e beber líquido até o horário de captação das imagens pós-estresse.

Após a aquisição das imagens, elas são analisadas pela equipe e então o paciente é liberado.

Preparo

Não é necessário jejum. Porém, nas refeições que antecedem o exame, o paciente deve ingerir alimentos leves, de fácil digestão. Não ingerir café, café com leite, chimarrão, chá preto, chá mate, chá verde, chocolate (ou achocolatados), refrigerantes ou medicamentos analgésicos que contenham cafeína 24 horas antes do exame.

Vir com roupa confortável: tênis ou sapato/sapatilha macios. Mulheres devem obrigatoriamente vestir sutiã ou top.
Evitar o uso de cremes ou loções hidratantes no tórax antes do exame.

Agendamento

O exame deverá ser agendado previamente.
Mais informações pelo telefone (41) 3013-9036 e (41) 3013-9037.