Núcleo de Segurança do Paciente

A qualidade com o cuidado tem adquirido um status de relevante importância em todo o mundo. Isto porque os eventos adversos (incidentes com danos aos pacientes) resultam, na maioria dos casos, em desfechos desfavoráveis, aumentando a morbi-mortalidade dos pacientes nos diferentes sistemas de saúde. Desta forma, a segurança do paciente tem uma importância cada vez maior para os gestores e profissionais de saúde no sentido de oferecer uma assistência segura.

Atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) e diversos organismos internacionais incentivam campanhas, desafios e estratégias voltadas à redução de riscos e de danos no cuidado à saúde. No Brasil a RDC/Anvisa nº 36/2013 institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Esta normativa regulamenta e coloca pontos básicos para a segurança do paciente, como a criação de Núcleos de Segurança do Paciente, a obrigatoriedade da Notificação dos eventos adversos e a elaboração do Plano de Segurança do Paciente.

Atento a este cenário, o Hospital Cardiológico Costantini, vem trabalhando nos últimos anos com a Gestão da Qualidade fundamentada em gerenciamento de riscos, valorizando em muito a atuação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

O NSP tem como principais objetivos:

  • MENSALMENTE MONITORAR EVENTOS ADVERSOS;
  • MENSALMENTE NOTIFICAR AS AGÊNCIAS REGULAMENTADORAS REFERENTE AOS EVENTOS ADVERSOS;
  • QUALIFICAR O EVENTO EM: LEVE, MODERADO OU GRAVE/ÓBITO E CLASSIFICÁ-LO DE ACORDO COM A SUA NATUREZA;
  • NOTIFICAR FATORES ENVOLVIDOS;
  • ACOMPANHAR AS AÇÕES SUGERIDAS PELOS SETORES;
  • DEFINIR E ACOMPANHAR INDICADORES RELACIONADOS AO NSP.

De acordo com as diretrizes da OMS, a elaboração de um plano institucional de segurança do paciente deve conter os seguintes itens (Figura 01):

Figura 01- Diretrizes da OMS para segurança do paciente.

Fonte: Ministério da Saúde

Com a preocupação de monitorar de maneira adequada estas variáveis, foram criados indicadores de qualidade do NSP (Gráficos, 01,02 e 03). Estes são avaliados mensalmente e seus resultados discutidos dentro de uma comissão, formada por equipe multiprofissional que tem como principal objetivo avaliar estes resultados, promover a discussão e gerar notificações e/ou sugestões às área de assistências diretamente envolvidas com o processo.

Gráfico 01- Referente à Incidência de quedas:

1

 

Gráfico 02- Referente à Correta Identificação de Pacientes:

g2

 

Gráfico 03- Referente a índice de úlcera de pressão:

g3

 

Além disso, em parceria com o NUPEC (Núcleo de pesquisa clínica/ científica) o NSP acompanha a realização de trabalhos científicos realizados dentro da instituição que tem como principal objetivo avaliar a eficácia dos resultados associados a prática clínica e diagnóstico. O Gráfico 04, por exemplo, apresenta os resultados referentes a taxa de eventos cardiovasculares maiores em pacientes com cintilografia de perfusão do miocárdio com resultado negativo para isquemia miocárdica. Notam-se que os valores encontrados no serviço da instituição no ano de 2012 foi menor do que referenciado pela literatura.

Gráfico 04- Referente a taxa de eventos cardiovascular maior em pacientes com cintilografia normal em 2012:

O mesmo nota-se para o trabalho realizado com Ecocardiografia de Estresse. Percebe-se que os resultados de evento cardiovascular maior em pacientes com exames negativos para isquemia são inferiores aos descritos na literatura, o que contribui sobremaneira para a segurança do diagnóstico e por consequência do paciente.

g4

 

Gráfico 05- Referente à avaliação de falso negativo para isquemia do exame de Ecocardiografia com Estresse Farmacológico realizados no do Hospital Costantini:

O NSP do Hospital Cardiológico Costantini trabalha com a intenção de melhorar cada vez mais os cuidados e os resultados assistenciais de seus serviços.

g5