O implante de desfibrilador é um procedimento destinado a pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e risco elevado de morte súbita por arritmias.

O QUE É?

O desfibrilador é um equipamento que incorpora um marcapasso com um desfibrilador no mesmo aparelho.

Sua principal função é evitar a parada cardíaca fora do hospital, evento que geralmente leva o paciente a óbito.

O desfibrilador é implantado com o objetivo de tratar as arritmias cardíacas, que potencialmente levem a uma parada do coração.

Este equipamento identifica e trata imediatamente estas arritmias com um choque elétrico.

Existem aparelhos em que o desfibrilador é associado a um ressincronizador cardíaco usado principalmente para tratar pacientes com insuficiência cardíaca grave.

QUANDO É INDICADO?

É indicado aos pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e risco de morte súbita por arritmias.

COMO FUNCIONA?

Depois da constatação da necessidade em realizar tal procedimento, o cirurgião fará o pedido médico, para que este possa ser solicitado ao convênio.

As consultas pré-procedimento com o clínico e cirurgião serão agendadas para que todas as orientações possam ser feitas e suas dúvidas esclarecidas.

Após o procedimento o paciente permanecerá internado na Unidade de Terapia Intensiva, tendo alta para o quarto e na sequência alta hospitalar, de acordo com sua evolução.

Na alta, o cirurgião orientará com relação aos cuidados pós-procedimento, retorno às atividades e retorno no consultório.