Exame detalhado da atividade elétrica do coração para diagnosticar e orientar o tratamento de arritmias complexas.

O QUE É?

É um exame invasivo, realizado por meio da introdução de cateteres no interior da cavidade cardíaca, para o mapeamento elétrico do coração e diagnóstico das arritmias atriais e ventriculares através de punções femorais.

QUANDO É INDICADO?

É indicado aos pacientes que apresentam quadro de arritmia cardíaca com sintomas de palpitações, síncope, bradicardia (batimentos cardíacos diminuídos) ou quadro de morte súbita revertido com manobras de reanimação cardiopulmonar.

COMO FUNCIONA?

O diagnóstico de arritmia é realizado inicialmente através do exame físico, eletrocardiograma e do Holter 24 horas.

Confirmada esta patologia, o clínico deverá encaminhar o paciente para o médico especialista em arritmia, que definirá a necessidade de realização do estudo eletrofisiológico.

Os pacientes com indicação para realizar este procedimento devem passar por avaliação com o anestesista antes de realizar o procedimento.

Após o procedimento, o paciente deverá ficar internado em quarto e a alta está condicionada à evolução pós-procedimento.

O laudo com a descrição do procedimento será entregue no momento da alta.

PÓS-PROCEDIMENTO

Os cuidados que o paciente deverá ter após a alta serão passados pelo médico responsável pela internação.

Na alta, o paciente receberá orientação com relação às medicações a serem utilizadas, tempo de repouso e um retorno com o cardiologista clínico agendado, para que possa dar continuidade ao tratamento.