A Endoscopia é um exame que visualiza a parte superior do aparelho digestivo, incluindo esôfago, estômago e duodeno, usando um endoscópio.

O QUE É?

A endoscopia permite o exame das paredes da parte superior do aparelho digestivo, que inclui o esôfago, o estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado).

O aparelho usado para o exame é um tubo fino e flexível, o endoscópio, que permite ao médico observar as imagens em um monitor de vídeo.

QUANDO É INDICADO?

A endoscopia ajuda o médico a definir a causa de sintomas como dor no abdômen superior, náusea, vômitos, dificuldade para engolir, entre outros.

É também um excelente método para a investigação de sangramentos digestivos.

Gastrites e úlceras são exemplos de doenças facilmente diagnosticadas pela endoscopia.

O médico pode também usar a endoscopia para obter biópsias (pequenos fragmentos de tecido), que servem para distinguir entre lesões benignas ou malignas.

É bom lembrar que biópsias são tomadas para várias finalidades e o médico pode realizá-las mesmo sem a suspeita de doença maligna.

COMO FUNCIONA?

Um estômago vazio permite o melhor e mais seguro exame.

Por isto, não se deve comer ou beber nada 8 horas antes do horário marcado para o exame.

Se o paciente precisar tomar remédios, deve fazer com pequenos goles de água.

Não use antiácidos.

O médico deve ser avisado em caso de alergia a alguma medicação ou se sabidamente possui problemas de saúde (principalmente cardíacos ou pulmonares).