Tratamento de aneurismas aórticos, crucial para prevenir complicações graves e salvar vidas.
O QUE É?
A aorta é o principal vaso do organismo, que origina todos os outros que irão promover a irrigação dos órgãos do corpo.
A aorta pode sofrer uma doença aterosclerótica ou degenerativa que irá dilatar sua estrutura, ocasionando alto índice de ruptura e mortalidade.
QUANDO É INDICADO?
Quando ocorre o diagnóstico de aneurisma de aorta ou torácica e após avaliação médica é optado realizar qualquer intervenção.
Cada paciente é avaliado individualmente e a decisão é algo bastante técnico.
O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto percutâneo, sendo esta última opção a mais utilizada atualmente.
COMO FUNCIONA?
Depois de optar pela intervenção, o médico fará a solicitação ao plano de saúde e, após a liberação, o procedimento é agendado.
A correção cirúrgica de aneurisma de aorta abdominal e torácica envolve a abertura do peito ou do abdômen, dependendo da localização do aneurisma.
O cirurgião substitui a área dilatada da aorta por um enxerto sintético, que fortalece a parede da aorta e restaura o fluxo sanguíneo normal.
A cirurgia é crucial para prevenir a ruptura do aneurisma, uma condição potencialmente fatal, e é indicada quando o aneurisma atinge um tamanho crítico ou está em risco iminente de ruptura.
O paciente que será submetido a este procedimento passará por avaliação com o clínico do hospital, cirurgião e/ou hemodinamicista, anestesista antes de realizar o procedimento, para que toda e qualquer dúvida possa ser esclarecida.
Os cuidados após a alta serão repassados pelo cirurgião, bem como medicamentos a serem utilizados e o retorno no consultório.