Cirurgias e procedimentos avançados para tratar uma variedade de doenças torácicas.
O QUE É?
Cirurgia Torácica é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de diversas doenças que acometem a região do tórax (tronco).
QUANDO É INDICADA?
Indicada, especialmente, ao tratamento de algumas doenças que comprometem os pulmões, as vias aéreas e as pleuras, membranas que revestem os pulmões.
No entanto, muitas outras doenças também constituem o escopo do cirurgião torácico, como as deformidades do tórax, os tumores do mediastino, além de doenças cuja manifestação ocorre em pontos distantes do tórax, como é o caso da Miastenia Gravis (fraqueza muscular generalizada) ou da Hiperidrose, em que a principal queixa do paciente é o excesso de transpiração (suor) em locais como mãos e axilas.
COMO FUNCIONA?
Realizada sob anestesia geral, pode ser minimamente invasiva (videotoracoscopia) ou aberta (toracotomia). Durante o procedimento, o cirurgião faz incisões para acessar a área afetada e utiliza instrumentos específicos para remover ou reparar tecidos.
Após a intervenção, os drenos são colocados para remover fluidos e o paciente é monitorado na recuperação.
A cirurgia torácica é indicada para tratar câncer, infecções, traumas e outras doenças torácicas, proporcionando alívio de sintomas e melhorando a função respiratória.
Os cuidados após a alta serão passados pelo cirurgião, bem como medicamentos a serem utilizados e o retorno no consultório.
O tempo de recuperação e internação varia de acordo com o tipo de procedimento e doença a ser tratada.