Focada na substituição de válvulas cardíacas danificadas, essencial para melhorar a função cardíaca e a qualidade de vida do paciente.
O QUE É?
O coração possui quatro válvulas que funcionam abrindo e fechando para o correto direcionamento do fluxo de sangue.
Do lado esquerdo do coração estão as válvulas mitral e aórtica, que são as mais acometidas por problemas.
Quando o paciente apresenta problemas mais graves nas válvulas é necessário o reparo ou a troca das válvulas por próteses.
QUANDO É INDICADO?
O diagnóstico é realizado por meio do Ecocardiograma (Transtorácico ou Transesofágico).
Depois de feito o diagnóstico, o Heart Team definirá o tipo de tratamento.
COMO FUNCIONA?
A cirurgia de troca valvar é realizada sob anestesia geral. O cirurgião abre o peito do paciente para acessar o coração e remover a válvula cardíaca danificada ou disfuncional.
A válvula pode ser substituída por uma prótese mecânica (feita de materiais como metal) ou biológica (de tecido animal ou humano).
Após a substituição, o coração é fechado e o paciente é monitorado na recuperação para garantir a função cardíaca adequada.
Essa cirurgia é indicada para tratar válvulas cardíacas com problemas graves, como estenose ou insuficiência, visando melhorar o fluxo sanguíneo e a função cardíaca do paciente.
Os cuidados após a alta serão passados pelo cirurgião, bem como medicamentos a serem utilizados e o retorno no consultório.
Lembrando que é de extrema importância manter o acompanhamento com o cardiologista clínico de sua preferência.
O paciente operado permanecerá internado na Unidade de Terapia Intensiva no pós-operatório imediato e terá alta para o quarto, de acordo a evolução clínica.