Procedimento vital para restaurar o fluxo sanguíneo no coração, melhorando a circulação e aliviando a dor torácica.
O QUE É?
Também conhecida como cirurgia de ponte de safena, a cirurgia de revascularização do miocárdio é um procedimento por meio do qual o cirurgião utiliza um segmento de artéria ou veia para desviar sangue da aorta para as artérias coronárias obstruídas.
A maioria desses procedimentos é feita com circulação extracorpórea, ou seja, com o auxílio de um equipamento, que substitui as funções do coração e do pulmão durante a cirurgia.
Em alguns casos, é realizado com o coração do paciente batendo e o pulmão funcionando normalmente.
QUANDO É INDICADA?
O que determina o tipo de tratamento a ser seguido é a extensão da doença coronariana, a gravidade dos sintomas e principalmente a indicação do Heart Team que incluem equipe multidisciplinar onde o paciente deve ter voz ativa.
COMO FUNCIONA?
Após a realização do cateterismo cardíaco e a visualização da extensão da doença coronariana, ocorre discussão médica entre o Heart team, para definir qual o tratamento indicado (Cirurgia, angioplastia e/ou tratamento clínico).
O paciente que será submetido a este procedimento passará por avaliação com o médico cirurgião, clínico do paciente, anestesista antes de realizar o procedimento, para que toda e qualquer dúvida possa ser esclarecida.
O paciente revascularizado permanecerá internado na Unidade de Terapia Intensiva no pós-operatório imediato e terá alta para o quarto assim que tiver suas condições clínicas estabilizadas.
A alta hospitalar normalmente ocorre em 5 dias após o ato cirúrgico. No entanto, cada paciente é avaliado individualmente, o que faz com que esta estimativa possa variar.
CUIDADOS PÓS-PROCEDIMENTO
Os cuidados após a alta serão passados pelo cirurgião, bem como os medicamentos a serem utilizados e o retorno no consultório. Lembrando que é de extrema importância manter o acompanhamento com o cardiologista clínico de sua preferência.