Procedimento focado no tratamento cirúrgico da obesidade para melhorar a saúde e o bem-estar geral do paciente.

O QUE É?

Também chamada de gastroplastia ou cirurgia bariátrica, a cirurgia da obesidade é uma plástica para a redução do estômago com ou sem desvio do intestino.

QUANDO É INDICADO?

É indicado para pessoas com o IMC acima de 40 Kg/m² ou entre 35 e 40 kg/m² com a presença de comorbidades, ou ainda entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidade que tenha a classificação “grave” da doença.

Neste caso, é também necessária a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um médico endocrinologista.

COMO FUNCIONA?

O paciente com indicação para realizar este tipo de cirurgia, além do cirurgião, deverá passar por médicos de várias especialidades, pois é necessário que se tenha uma avaliação completa do paciente, bem como preparo pré-procedimento que se inicia no momento em que se recebe a indicação para este tratamento.

Após todas as avaliações pré-cirúrgicas realizadas, o procedimento é agendado de forma eletiva e o paciente permanece na Unidade de Terapia Intensiva no pós-operatório, sendo liberado para o quarto e, na sequência, recebendo alta hospitalar de acordo com a evolução clínica.

O acompanhamento com o cirurgião pós-procedimento é de extrema importância, pois é preciso realizar exames laboratoriais.

Recomenda-se ainda a prática de atividade física e a ingestão de complemento vitamínico.