O Cateterismo Cardíaco é um procedimento diagnóstico que avalia as artérias coronárias, válvulas e câmaras cardíacas em busca de obstruções ou esclarecer suspeitas de alterações anatômicas.

O QUE É?

O cateterismo é um procedimento utilizado para diagnosticar problemas nas artérias coronárias, nas câmaras e válvulas cardíacas, assim como em outros vasos sanguíneos (artérias ou veias) do organismo.

QUANDO É INDICADO?

Indicado para mostrar obstruções das artérias coronárias que irrigam o coração.

Para avaliar alterações do funcionamento das válvulas e do músculo do coração.

Para esclarecer as suspeitas de alterações anatômicas não confirmadas por outros exames, mostrar em detalhe uma malformação congênita e indicado para desobstruir artérias e válvulas.

COMO FUNCIONA?

Cateterismo das Artérias Coronárias
O cateterismo das artérias coronárias também é conhecido como coronariografia ou cinecoronariografia.

Trata-se de um exame que utiliza raios-X e que permite a visualização das artérias coronárias e das estruturas do coração através da injeção de contraste.

O cateterismo também permite realizar medições de pressão dentro das câmaras cardíacas e dos vasos sanguíneos.

O contraste é injetado por um tubo longo e flexível chamado cateter, que é introduzido em uma artéria ou veia.

O cateter é habitualmente introduzido por meio de uma punção através da pele, sem a necessidade de realizar cortes e dar pontos no local.

O contraste, injetado pelo cateter, permite a visualização de obstruções nas coronárias causadas pelo depósito de gordura (colesterol) na parede das artérias, doença conhecida como aterosclerose.

Esta placa pode reduzir o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, que deixa de receber a quantidade necessária de sangue rico em oxigênio.

Em alguns pacientes é necessária a complementação do cateterismo com exames mais específicos, como o Ultrassom Intracoronário ou Guia de Pressão Intracoronária para a determinação mais precisa do grau de obstrução que a placa de gordura está produzindo.

AGENDAMENTO

Com a solicitação médica em mãos, o paciente deverá dirigir-se até a Secretaria da Hemodinâmica para que seja dada entrada no processo de solicitação de liberação ao convênio Médico.

Dispomos de um setor que trabalha somente com solicitações de liberações aos convênios, possibilitando maior conforto ao paciente.

O retorno dos convênios é monitorado diariamente para que o agendamento do procedimento seja o mais rápido possível.

Após a liberação e com a consulta pré-anestésica realizada, o procedimento é agendado via telefone ou pessoalmente e todas as informações em relação ao preparo são repassadas no momento do agendamento.

PREPARO

O preparo para o procedimento, como medicação a ser suspensa, tempo de jejum e necessidade de internação prévia serão passados no momento do agendamento.

CUIDADO PÓS-PROCEDIMENTOS

  • Após a realização do cateterismo cardíaco, o introdutor é retirado pela equipe médica. A seguir é realizada compressão manual, de 15 a 20 minutos, ou o fechamento por dispositivos hemostáticos e realizado curativo compressivo local. No caso de o exame ser realizado pelo braço, será realizado somente fechamento e curativo local. O curativo será checado periodicamente, para averiguar a presença de sangramento local.
  • O repouso após o cateterismo será realizado na unidade de recuperação, onde o paciente terá suas frequências cardíaca e respiratória, pressão arterial e saturação checadas constantemente por, pelo menos, duas horas.
  • O tempo mínimo de repouso absoluto será de 2 a 4 horas.
  • A administração de soro e líquidos por via oral, após o exame, será realizada para facilitar a retirada do contraste do organismo.
  • Para a liberação do paciente para sua residência, será obrigatório o acompanhamento de familiar ou responsável.
  • A necessidade de novos procedimentos, medicações, dieta e atividades diárias serão discutidas antes da alta hospitalar com o médico do paciente e com o cardiologista intervencionista.

Veja mais exames que abrangem o “CATETERISMO”

Go to Top