
A Angioplastia Periférica é um procedimento para tratar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam vários órgãos, incluindo cérebro, rins e membros.
O QUE É?
É o tratamento das lesões obstrutivas nos vasos extracardíacos que irrigam os diversos órgãos do nosso organismo.
A angioplastia pode ser realizada em vasos carotídeos (que irrigam o sistema cerebral), em vasos renais (que irrigam os rins), em vasos dos membros superiores e inferiores, bem como na aorta abdominal e seus ramos.
QUANDO É INDICADA?
Quando o paciente tem diagnóstico de doença aterosclerótica, que promove a obstrução da passagem de sangue aos diversos órgãos.
Também para tratamento de doenças obstrutivas não ateroscleróticas, dentre elas as doenças reumatológicas e congênitas.
COMO FUNCIONA?
Após a definição pelo tratamento por meio de angioplastia, será verificada a necessidade de permanecer internado para realizar o procedimento ou se poderá aguardar em casa.
Todos os casos são vistos de forma individual, levando em consideração o perfil clínico do paciente, histórico prévio e comorbidades.
Em todos os casos o paciente passará por uma pré-avaliação, na qual o médico explicará como é realizado o procedimento, bem como seus riscos e benefícios.
Todos os pacientes com indicação de angioplastia também passam pelo serviço de psicologia hospitalar, a fim de obterem orientações pré-procedimento.
Todos os procedimentos eletivos realizados com algum tipo de anestesia, precisam de uma avaliação pré-anestésica.
PREPARO
O preparo para o procedimento, como medicação a ser suspensa, tempo de jejum e necessidade de internação prévia serão passados no momento do agendamento.
CUIDADOS PÓS-PROCEDIMENTO
Os cuidados que o paciente deverá ter após a alta serão passados pelo médico responsável pela internação.
Na alta serão orientadas as medicações a serem utilizadas, tempo de repouso e um retorno com o cardiologista clínico será agendado, para que possa dar continuidade ao tratamento.