Teve Covid? Fazer um check-up adicional é mais do que recomendado nesse caso. Isso porque a infecção viral, já circulante há mais de dois anos no Brasil e no mundo, ainda pode ser considerada uma caixinha de surpresas quando o assunto são sequelas pós-Covid-19.
Para ajudar você na prevenção de possíveis problemas relacionados ao período pós-infecção, apresentamos na sequência as 5 complicações mais comuns identificadas em pacientes já infectados pelo vírus.
- Complicações tromboembólicas
A Covid-19 pode alterar o sistema de coagulação do organismo, facilitando, assim, o surgimento de trombos. Os pacientes podem apresentar trombose pulmonar ou mesmo um infarto agudo do miocárdio (IAM). Por serem problemas muitas vezes silenciosos, realizar um check-up após o período de infecção é bastante recomendável.
- Perda de olfato e paladar persistente
No início da pandemia, a ausência de olfato e/ou paladar era um dos principais sintomas da infecção por Covid-19. Não mais tão frequente, a perda desses dois sentidos ainda pode acontecer e também perdurar. Se esse for o seu caso, procure orientação médica.
- Cansaço, fadiga e dor no corpo
As complicações relacionadas ao desempenho físico também são frequentes entre os pacientes pós-Covid-19. Elas acontecem por conta da resposta inflamatória causada pela entrada do vírus no organismo, acometendo o corpo por inteiro. Nesses casos é preciso dedicar uma atenção especial ao processo de reabilitação física e fisioterapia.
- Problemas cardiológicos
A Covid-19 provoca um quadro inflamatório generalizado no organismo e isso pode ter influência na saúde do coração. Com isso, é possível que o músculo cardíaco também sofra uma inflamação, causando uma doença chamada miocardite viral. Essa doença pode cessar naturalmente, mas, também pode se tornar um problema crônico, requerendo cuidados.
Além da miocardite viral, outras doenças cardiológicas podem surgir como complicações da Covid-19. Assista aqui ao vídeo que gravamos sobre o tema com a nossa cardiologista, Bianca Prezepiorski.
- Ansiedade e depressão
A infecção pela Covid-19 ainda causa receio em muitos pacientes. Apesar de as vacinas desempenharem um papel fundamental para conter os casos graves da doença, é compreensível que, por todo histórico já vivenciado até o momento, muitas vezes relacionado à perda de amigos e familiares em decorrência do vírus, as pessoas se sintam vulneráveis e fragilizadas. É possível verificar sintomas de ansiedade, como taquicardia, sudorese, palpitação e preocupação excessiva e, inclusive, a evolução desses sintomas para um quadro depressivo. Por isso, é importante relembrar que ao identificar a presença constante desses sintomas, procure ajuda profissional.